quarta-feira, abril 06, 2005

O meu irmão mais novo

Faz hoje anos. Menos um que eu.
Houve uma altura nas nossa vidas em que praticamente eramos gémeos, pequenos e magros, com o mesmo corte de cabelo e até de camisolas de gola alta iguais. Sempre quis ter um irmão gémeo e ele podia ter sido o tal.
Em pequeno era também ele o portador das torturas, brinquedo nas mãos dos irmãos mais velhos. Diziam-lhe 'destroi-lhes as casinhas e arranca os braços às bonecas' e ele obedecia-lhes. Cegamente. Depois vinham as cenas de pancadaria e embora fosse mais pequeno que nós tinha uma força descomunal. Nunca, eu e a minha irmã mais velha, o conseguimos derrotar. Tinha ataques de fúria que davam que pensar.
Na escola era generoso, ao ponto de ser castigado pelas professoras apenas porque nas aulas e após ter acabado os seus trabalhos, se levantava para ir ajudar os outros. Por iniciativa, porque lhe parecia ser normal. Antes de completar dez anos já sabia dizer as capitais europeias todas.
Teve uma adolescência terrível, em que colocou tudo em causa e desafiou os meus pais em tudo o que era humanamente possível. Houve tempos em que pensaram que tinham um marginal em casa, não obstante a educação católica e os bons exemplos.
Para agradar a todos lá se inscreveu num curso politicamente correcto que lhe iria permitir seguir uma carreira respeitável e assegurar uma vida financeiramente estável. Nunca o acabou. Mudou para outro, na área das ciências sociais. E deixou-se ficar.
Chorou ao assistir ao massacre em Tiannamen e, diz ele, foi nesse mesmo dia que lhe apareceu o primeiro cabelo branco.
Vive em permanente conflito com as injustiças deste mundo e afastou-se de todos. Tem coisas a resolver, que acertar contas com o passado.
Eu adoro-o, orgulho-me de ser sua irmã e tenho pena que não sejamos realmente gémeos.
Bem sei que não lês isto, não faz o teu género, mas queria deixá-lo por escrito. Adoro-te meu querido e espero que sejas feliz. Que encontres o que procuras. E que sejas sempre tu, indiferente aquilo que os outros possam pensar ou julgar. Porque és único e lindo. Parabéns!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Chorei! E continuarei a chorar sempre que tiver noticias dele, através de ti ou de algum postal que (tenho fé - nada de religião), irá aparecer na minha caixa de correio todos os Natais.
Parabéns F.

MCJ

10:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Muito bonito. Tenho a certeza que ele, se lesse, choraria também.
Beijo grande, Pat

9:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

... gostei do texto. Eu gosto do meu irmão + novo, principalmente quando ele faz as brincadeiras dele. Eu me orgulho dele, ele já ganhou uns 5 campeonatos...
Mesmo com todas as brigas que nós temos (e que tivemos) eu não deixo de admirá-lo

5:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home