segunda-feira, março 21, 2005

Balamento

É Páscoa é tempo de balamento!
Nesta época na Madeira joga-se ao balamento. Nome estranho que não consta do meu dicionário e que não lembra a rigorosamente nada. Nem consigo descortinar a origem da palavra. Balamento é balamento.
As regras são simples: ao aproximar-se da Páscoa, normalmente uma ou duas semanas antes, duas pessoas estabelecem o pacto do balamento. Todos os dias e uma vez por dia têm que dizer ao outro a palavra 'balamento'. Há que apanhar o outro desprevenido, completamente esquecido e tunga! grita-se balamento e ganha-se um ponto. Ganha quem tiver dito balamento primeiro que o outro mais vezes acumulando um ponto por cada vez. O jogo termina na 6ª feira santa e o vencido oferece as amêndoas ao vencedor.
Lá em casa quando voltavamos da escola, havia sempre alguém escondido atrás de uma porta à espera de gritar ao oponente a palavra balamento, ou a irromper quarto adentro e gritar ao ouvido do que ainda estava a dormir, acordando-o e somando um ponto. O meu pai fazia-se sempre de esquecido e acho que nunca ganhou um único balamento...
A minha irmã mais nova, num e-mail de hoje, contou-me que estava a jogar ao balamento com um amigo e que já o estava a ganhar por 4 a 2. Parece-me que o que está em jogo é uma garrafa de champanhe e que praticamente está no papo... Sinais dos tempos.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

...ainda bem que a Madeira e uma ilha.
Nao queriamos Portugal inteiro a gritar "balamento"
Imagina como seriam as procissoes em Braga com esse joguinho a mistura: a miuda vestida de Maria Madalena a gritar "balemento" ao Jesus crivado de espinhos (toda a gente sabe que com uma coroa de espinhos nao se pode gritar muito). Depois nao so perde o jogo como o crucificam.
...A Pascoa nao e uma epoca justa.

1:43 da tarde  
Blogger Maria said...

sim... está bem visto... :))

11:43 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O balamento é giro!

Há que esclarecer duas cositas.
1ª o número de vezes de gritar ou dari balamento ao adversário são definidas no contrato de jogo e geralmente são 3, que respeitam os momentos do dia: manhã, meio-dia e tarde/noite; 2º o jogo acaba na 5ª feira ao meio dia, pois apartir daqui, começa a tradição judaica/cristã da Páscoa.

Gostei de ver um registo sobre esta tradição que se está a perder.

Morgana

P.S. Fui ao Elucidário Madeirense e não encontrei nenhuma referencia a este jogo.

4:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quero deixar aki uma dica ao anonimo que diz que a ainda bem que a Madeira é uma ilha..., vê-se mesmo que é um "CUBANO" a dizer.

11:49 da manhã  
Anonymous bárbara p. said...

balamento vem de bela mente... jogo de memória.

3:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"balamento é balamento. Não há melhor definição para esta palavra. Sou madeirense a viver no continente dos "cubanos" e estou a jogar, com a minha irmã que vive na Madeira, ao balamento como antigamente, mas agora por telemovel "mudam-se os tempos..." . O prémio era um cafézinho aqui no forum montijo...Não é que ela me apareceu hoje em casa para me pagar o tal café...e ainda dizem que está a cair em esquecimento... Tambem passei esta história à minha filha k também jogou comigo e está à espera que comece a escola para transmitir aos colegas todos... Imaginem o k não será no proximo ano...Balalmento balamento

9:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sou madeirense e toda a minha infância joguei o balamento e diverti-me à grande. Era capaz de ir a Braga só para ver um joguinho de balamento no meio da procissão! Tá na hora de Jesus mandar a coroa de espinhos às urtigas(também picam, mas muito menos....)Boas Páscoas a todos e obrigado por divulgarem uma tradição tão engraçada.

2:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home