sexta-feira, outubro 01, 2004

Numa esplanada em Lisboa, janto com um amigo norte-americano. Falamos de diferenças culturais, da família, do Rushdie, dos namorados, dos planos para o futuro.
Inevitavelmente começamos a falar das eleições que se aproximam no seu país, da guerra no Iraque, do desemprego. Na probabilidade do Bush voltar a ganhar a presidência, ainda que não vença as eleições. E no desinteresse total da maioria da população norte-americana em relação a tudo o que se passa fora do seu quintal.

Conto-lhe a minha experiência no ano passado, o meu encontro de 3º grau com as gentes de Boisie, Ohio. E do descobrir, in loco, que a maioria dos norte-americanos que conheci não sabia nada de nada.

Vai daí ele decide confessar-me um episódio que se passou com a sua mãe. Quando ele vivia na Bulgária ligou à mãe a contar que tinha mudado de casa e que iria partilhá-la com um canadiano e uma inglesa. Ao que a mãe lhe perguntou, obviamente preocupada, 'e eles falam americano?'.

Pois... calei-me, engoli as ovas, empurrei-as com vinho e decidimos falar do tempo.

4 Comments:

Blogger Tiago said...

"Chegará um dia em que o tolo da aldeia será aclamado como chefe."

Esse "dia" chega periodicamente, quanto a mim. Voltou a chegar desde que o EUA (Estrupícios Unidos da América) se tornaram hegemónicos...

7:00 da tarde  
Blogger cartune said...

Visto eu não querer gastar muito latim sobre esse grandioso e mui democrático país norte americano (claro que lá nem tudo é mau...) a expressão "eles falam americano?", faz-me lembrar algo idêntico e que nos diz mais respeito, o... "eles falam brasileiro?" que tantas vezes acontece.
Quando os mais fortes dominam os mais fracos, é isto que acontece...
Vá lá não ser algo pior...

cartune

(já agora, pude reparar na tua visita pelo "mundocartune". espero que tenha sido merecedor de regressos no futuro. ehehe)

10:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E as ovas? Ninguém fala delas?? Porquê?!?
Eram boas, as ditas???
;-)
Marronco

10:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eh eh... ainda ontem a noite quando estava numa festa de ingleses ---------( nao e muito meu costume mas como me mudei ha pouco para Manchester, decidi tenatr sociallziar-me mais com os ingleses nortenhos.. porque com os de londres e impossivel!!!) --------- bem, entao eu tava la e da tradicional conversa sobre o tempo chega o : Ah, es portugues? eu tenho uma casa em Malaga! Ao que eu respondi : Ya, isso e espanha!

- Ah pois e e tu es portugues

( 2 minutos de loira pensativa ...

- portugal faz fronteira com espanha??????

ISTO NAO E NORMAL!!!

Ou entao um roommate chines que me disse que estava convencido que portugal era na Asia !!!!

BeanSprouts

6:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home